Aproveitamento de Santa Luzia – Substituição da Cobertura da Central

Substituição da cobertura da central em fibrocimento e impermeabilização de terraços do edifício da Central

EDP – Gestão de Produção de Energia, S. A.

A intervenção na cobertura da central Iniciou-se com o tratamento anticorrosivo dos perfis metálicos da estrutura da cobertura decapando-os até ao grau St3 e posterior pintura com tinta de base epóxi em três camadas (primário, intermédio e acabamento) perfazendo uma espessura mínima de 170 micra.

O revestimento existente em fibrocimento foi substituído por um novo em painéis do tipo “sandwich” com isolamento térmico em lã de rocha. Em caleiras e coberturas planas foi aplicado um sistema de impermeabilização à base de resinas de poliuretano, sobre o sistema de impermeabilização existente em telas asfálticas, conferindo, deste modo, a impermeabilização destes elementos.

Na mesma empreitada, houve também trabalhos relacionados com a substituição da cobertura da casa do barco. A cobertura originalmente constituída por estrutura de madeira revestida com telhas cerâmicas foi totalmente removida dando lugar a uma nova composta por uma estrutura de vigotas em betão pré-esforçado apoiadas nos paramentos de extremidade em alvenaria de pedra. Sobre esta aplicou-se o revestimento em telha cerâmica. Houve também necessidade de realizar alguns trabalhos de consolidação pontual e refechamento de juntas nos paramentos em alvenaria.