Execução de novo pavimento no corredor da embalagem de MOE2

Execução de pavimento antiestático no corredor de embalagem da MOE2 das instalações da Bosch Car Multimédia Portugal, S.A. em Braga

STB – Reabilitação do Património Edificado

Bosch Car Multimédia Portugal, S.A.

Como trabalhos preparatórios instalou-se um corredor de protecção através da colocação de uma cortina vertical em manga plástica translúcida ao longo da totalidade da área de intervenção isolando o local da obra da restante área. Foi também incorporando um sistema de ventilação mecânica.

A execução da nova laje obrigou à delimitação, corte e demolição do pavimento existente e remoção de todos os produtos resultantes de modo a alojar a nova laje, com 15 cm de espessura, sobre uma camada de tout-venant devidamente compactado e uma barreira para vapor. Utilizou-se um betão C30/37 X0 D22, Classe S3, reforçado com 25 kg/m3 de fibras metálicas, aditivado com redutor de retracção e agente hidrófugo. Este foi afagado com talocha mecânica obtendo uma superfície compacta e lisa.

Na preparação da superfície do pavimento de modo a receber o novo revestimento foram feitos cortes de indução de fendas, na periferia de pilares e de 15 em 15 metros de comprimento por se tratar de um pavimento antiestático, bem como, a passagem de uma mó diamantada na totalidade da superfície.

O esquema de revestimento antiestático aplicado é composto por primário, autonivelante mineral aberto à difusão do vapor de água, sistema condutor para pavimentos antiestáticos através da fixação de pontos de terra na laje de betão, selante epóxi de base aquosa, spray condutor e pintura de acabamento em duas demãos com resina de poliuretano condutiva (ESD) de base aquosa. No final, procedeu-se à selagem de juntas de indução de fendas com produto adequado à base de poliuretano e posteriormente à medição dos níveis de condutibilidade.